“Através da ponte de arco-íris de Asgard,
Onde os Céus Trovejantes brandem,
Você contemplará ao perder o fôlego,
O Deus do Trovão, Poderoso Thor!” – Música tema do programa de televisão Poderoso Thor (1966)
“Em fúria crescente | então levantou-se Thor,--
Raramente permanece sentado | quando escuta tais coisas,--
E os juramentos foram quebrados | as palavras e vínculos,
As poderosas promessas | entre eles feitas.” - Völuspá Linha #26 da Edda Poética
Um martelo que mortal algum pode levantar. Um deus da tempestade com cabelos de fogo. Um alienígena-herói-deus de histórias em quadrinho que defende a humanidade. A suástica. Até mesmo o dia da semana, “Thursday” - quinta feira em inglês - tem seu nome (“Thor’s Day”, o dia de Thor). Apesar do virtual desaparecimento da religião e mitologia nórdica vários séculos atrás, a sociedade moderna ainda frequentemente depara-se com o deus da tempestade Thor, que continua a ser trazido de volta à vida na forma da literatura, e foi recentemente o protagonista de filmes de grande orçamento de Hollywood. Por que é que este deus, dentre as centenas (senão milhares) de divindades entregues à lixeira da história ao dar lugar para as religiões hoje mais comuns do mundo, captura tanto a imaginação das pessoas nos dias atuais?
Uma melhor compreensão da atração de Thor pode ser encontrada em quase todo aspecto da história e da evolução da figura ao decorrer dos séculos, incluindo as origens do deus, as imagens evocativas usadas para descrevê-lo, e até mesmo paralelos entre Thor e outros deuses e heróis similares.
(Tags : Thor: As Origens, História e Evolução do Deus Nórdico (Unabridged) Charles River Editors & Jesse Harasta Audiobook, Charles River Editors & Jesse Harasta Audio CD )